Tradutor

29/11/2016

Desenvolva a Sua Autoconfiança

                                         
Sua autoconfiança pode te fazer chegar longe neste mundo. Empregadores, parceiros em potencial e amigos apreciam pessoas fortes e autoconfiantes. É uma característica muito admirada. Porém, mesmo que você não se sinta confiante, existem maneiras de parecer confiante, e quando conseguir fazer isso, vai descobrir que, muito rapidamente, você vai realmente se sentir tão confiante quanto deveria!

1. Mostre confiança através da expressão corporal


Há muitas evidências apontando para a linguagem corporal como um caminho para o desenvolvimento de autoconfiança e autoestima. É como fingir com a intenção de tornar aquilo realidade, e isso pode realmente gerar confiança. Portanto, ande sempre com a coluna reta, cuide do visual e não olhe para o chão. Coloque os ombros para trás, estufe o peito um pouco e mantenha um espaço entre os pés quando você está de pé ou andando.

Além disso, não toque o seu rosto ao falar com os outros, pois este é um sinal claro de falta de confiança, não mexa no cabelo ou olhe para qualquer lugar, mas para a pessoa com quem você está falando.

2. Sorria
O sorriso tem um poder incrível. Faz com que os outros percebam que você está bem, relaxado e satisfeito. Sorria e deixe mostrar em seus olhos. Você verá que não só faz uma grande diferença na forma como as pessoas se relacionam com você, mas também faz você se sentir melhor.

3. Faça e mantenha contato com os olhos


Não seja o primeiro a desviar o olhar. Quando seus olhos se encontrarem com os da outra pessoa, mantenha o olhar, especialmente se você ou ela está falando. Não olhe fixamente, mova apenas seus olhos aos deles por alguns segundos, e então direcione para baixo (como se estivesse olhando para o nariz) e depois para trás, de forma natural. Não quebre o contato com os olhos rapidamente, pois quem faz isso dá a impressão de que se sentem culpados por alguma coisa, não confiam na pessoa ou estão entediados.

Você pode praticar isso com pessoas aleatórias, e pode se surpreender com sua reação quando conseguir olhar nos olhos. Isso vai transmitir confiança e interesse.

4. Não mostre inquietação
Mover compulsivamente o pé ou balançar a cabeça quando alguém está falando transmite falta de calma. Para desenvolver sua autoconfiança, você precisa estar ciente do seu corpo e manter a calma. Se você se sentir inquieto ou com uma leve ansiedade, respire fundo, pare por um momento e conte até três. Em seguida, solte sua respiração e volte à realidade, com total controle de seu corpo.


5. Ouça os outros


Quando você está falando com outra pessoa, ouça-os atentamente, não interrompa e não comece a falar imediatamente depois deles. Espere três segundos para processar as informações e, em seguida, formule uma resposta que mostra o que você realmente ouviu. Use detalhes específicos, se possível. O tempo em que você leva para pensar e processar o que a outra pessoa disse fará você parecer mais confiante, mais inteligente e mais gentil.

Lembre-se, pessoas tolas gritam ou interrompem os outros, enquanto os fortes e confiantes tiram o tempo certo para ouvir e formular uma resposta relevante na conversa.

6. Deixe os outros falarem


Continuando com nosso último ponto, tente fazer com que as pessoas falem. Descubra que assuntos eles gostam de falar ou gostariam de ser perguntados e incentive-os a responder. As pessoas adoram ser ouvidas, e você vai acabar descobrindo que há sempre uma vantagem de saber mais sobre a pessoa, do que ela saber sobre você. Além disso, quanto mais aberto e direto forem suas perguntas, mais confiante você vai transparecer.

Apenas um conselho: há uma tênue linha entre ser direto e parecer rude. Por isso, seja cuidadoso. Se quer fazer boas perguntas, faça de maneira gentil e despretensiosa, que vai deixar os outros à vontade.

7. Não corte as pessoas


Voltamos a este ponto porque é bastante comum. Muitos de nós, apenas querem ouvir o essencial que as pessoas estão dizendo enquanto espera para responder. Mas ser interrompido é irritante, insultante e às vezes ofensivo. Além disso, você pode perder informações importantes que o outro pode dizer. Isso requer muita paciência, mas, uma vez que você ganha o controle desta necessidade de dar sua própria resposta imediatamente, descobrirá poderosas vantagens.

Uma pessoa no controle é uma pessoa confiante, alguém que pode ouvir os erros dos outros sem corrigi-los imediatamente. Por outro lado, se alguém o corta, seja assertivo, mas calmo, e peça educadamente que você possa terminar. Não olhe feio, pois muitas vezes não foi intenção da pessoa, apenas sorria levemente.
8. Vista-se bem
É incrível o quanto somos julgados quando as pessoas nos veem unicamente. Por isso, você pode tirar proveito disso ao estar sempre bem vestido. Você pode pedir a opinião de um amigo ou familiar honesto para saber o que está bom ou não nas suas roupas, penteados, acessórios etc. Encontre o equilíbrio entre o conforto e a boa aparência.

9. Faça exercícios
A atividade física só tem benefícios, e um deles é aumentar a autoconfiança. Uma pesquisa demonstrou que há uma ligação direta entre esportes e compostos químicos que são liberados no cérebro para causar euforia. A atividade física também irá melhorar a sua aparência e, consequentemente, melhorar sua autoconfiança. Faça qualquer tipo de atividade para sentir-se melhor e passar a ter orgulho e respeito por si mesmo.

10. Lembre dos bons tempos
Um dos fatores que contamos para gerar autoconfiança é lembrar dos melhores momentos de nossas vidas. Cada vez que você se lembra daquele grande dia, um jogo que você ganhou, uma viagem que você fez, uma pessoa que você amou – isso faz maravilhas para sua autoestima, assim como é uma boa desculpa para rever pessoas queridas.

Foto de capa: depositphotos.com


Postagens mais visitadas no mês

Postagens mais visitadas

Pesquisar por assunto