20 de nov de 2016

Quem é Satanás?


Abigali vs her twin bother Sabnock  A war of creatures of the night vs Demons of HellNa história do Universo nunca houve – nem haverá – traição maior. A criatura que representava a mais magnificente obra de seu Criador ressentiu-se de que sua glória era apenas emprestada, de que o papel que lhe estava destinado era o de tão somente refletir a infinita majestade do Deus que lhe deu o fôlego da vida. Dessa maneira, nasceu no coração de Lúcifer – e, em última análise, no recém-criado universo moral – o desprezível impulso da rebelião. Esse impulso originou a insurreição angélica que foi a mais terrível sedição na história em todos os tempos.

Satanás foi criado como um anjo bom no primeiro dia da criação, juntamente com todos os outros anjos. A humanidade foi criada no sexto dia , e a queda da humanidade aconteceu algum tempo depois do dia 7.
Satanás era de alguma forma a serpente que seduziu e enganou Eva. Sei que Satanás foi o cérebro, a serpente foi usada na sedução. Eu não sei exatamente como isso funcionou. Mas que Satanás é a serpente está confirmado em:


Apocalipse 12:9
“E o grande dragão foi precipitado, a antiga serpente que se chama diabo e Satanás , que engana todo o mundo,. ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele “

Gen.3:1-5
“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.Gênesis 3:1-5.”

Após a serpente enganou Eva, e ela e Adão comeram, em seguida, a serpente foi amaldiçoada e a serpente ficou inimiga da semente de Eva.

Gen.3- 14,15:
“Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.Gênesis 3:14-15; “

Isto se refere ao fato de que os seres humanos e as cobras( os animais de maneira geral)tiveram inimizade entre eles desde então por causa da ferocidade que adquiriram. Espiritualmente, Satanás e sua semente são inimigos de Deus e do povo de Deus, e eventual derrota de Satanás por Jesus Cristo foi profetizada:

Gen 15-16
“E porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a sua descendência; Ele te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

O significado disso em algumas passagens das escrituras:
João 8:42-44
“Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. “

Um significado é que quando os seres humanos rejeitam a Jesus, eles não são filhos de Deus, mas filhos de Satanás, espiritualmente.
Como Jesus também disse em Mateus 12:30 “Quem não é comigo é contra mim, e quem não ajunta comigo espalha “. Outro versículo relevante é:

Apoc. 12:13, 17 “E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. … Então o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao o resto de seus filhos, que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus “.

Outra maneira de olhar para isto é que a igreja é formada pelos filhos de Deus. Eva, Sara, a nação de Israel, Maria, são mulheres que prefiguram a igreja , e seus filhos são os cristãos, todos os cristãos desde o tempo de Jesus até agora, e verdadeiros filhos de Abraão dos tempos do Velho Testamento, que foram declaradas justificados pela sua fé. Trata-se de toda a descendência espiritual da mulher. A semente da serpente é alguém que é espiritualmente mal, tanto anjos caídos ou seres humanos pecaminosos. Esta profecia trata da batalha espiritual entre o bem e o mal, e como, eventualmente, Jesus Cristo viria a triunfar sobre o líder espiritual dos que estão do lado do mal, Satanás.
História completa de Satanás está resumida nestas partes proféticas das Escrituras: Ezequiel 28, Isaías 14 e Apocalipse 12 e 20. Vamos olhar para essas partes tentando paralelo seu conteúdo, para obter uma idéia geral de que Satanás é.

Ezequiel 28:11-15 “Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. ”

O Rei de Tiro, aqui se refere ao governante espiritual de Tiro, no momento, que é figurativo de Satanás. No primeiro dia Satanás recebeu roupas especiais feitas de pedras preciosas, e depois foi colocado no Éden. Isso significa que quando Deus “criou os céus” no primeiro dia, Satanás foi criado e nesse primeiro dia, ele recebeu roupas especiais, carregados de jóias e pedras preciosas. Mais tarde, depois que Deus fez o Éden, no sexto dia , Satanás estava no Éden. Satanás era naquele tempo a “perfeição da sabedoria”. O que isso significa? Salmo 111:10 diz “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria …”. E assim podemos saber que logo no início Satanás temia a Deus, porque Satanás tinha sabedoria. Isto é, provavelmente porque de alguma forma Satanás usou uma serpente para trabalhar com e através dela, no Éden, para que pudesse partilhar grande parte da culpa da tentação. Satanás é conhecido por usar outras ferramentas como meios tentadores para o pecado. Ele usa este mesmo padrão(a história se repete). Satanás coloca em torno de si aqueles que receberão a culpa total para qualquer coisa errada, como quando cedemos as tentações para o pecado, para que a culpa seja colocada sobre eles. Satanás é descrito várias vezes como o “acusador” e essa descrição dele se encaixa no padrão de todas as tentações ou influencias para o pecado exercidas por ele, e depois acusa aos que fizerem sua escolha por livre e espontânea vontade pelo pecado.



Satanás foi ordenado e ungido como o guardião poderoso angelical. O que significa isso? Uma possível explicação é que Satanás era o querubim mencionado em:

Gen 3:24, “E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.”

Vamos discutir uma teoria?


Este é o único “guardião poderoso angelical” ordenado e ungido, que é mencionado na referência bíblicà na época do Éden. Em geral, tem o objetivo de manter as pessoas longe da Árvore da Vida(Jesus Cristo) e, assim, a imortalidade resultou em um foco sobre a morte, bem como autoridade sobre aqueles que irão morrer. Satanás é o anjo da morte, de modo que ele é o anjo responsável por manter as pessoas longe da árvore da vida. E o que é a morte afinal, não seria o resultado eventual de não ser capaz de sustentar a vida?
Isso pode parecer um pouco estranho que, depois de enganar Adão e Eva a cairem em pecado, Deus pemitiu a Satanás a ser o único a mantê-los longe da Árvore da Vida, ou ele ganhou este direito cedido pela rebelião humana? Mas o que tem que ser mantido em mente é que Satanás não forçou Adão e Eva a pecarem, mas ele tentou-os a pecaram de livre e espontânea vontade. Além disso, a cobra estava de alguma forma sendo usada por Satanás nesta tentação, e foi punida a ter que rastejar sobre o ventre, recebendo algumas partes da punição. Foi profetizado que satanás iria ser derrotado pela semente da mulher, Jesus Cristo, mas a cobra parecia ser um bode expiatório para a punição mais imediata. Deus tem um padrão mostrado em toda a Bíblia de em relação aos aos desejos pecaminosos.

Rom 1:28 “E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;”

2 Ts 2:10-11 ”E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;”

Juízes 10:13-14 Contudo vós me deixastes, e servistes a outros deuses: por que eu não vos livrarei mais. Ide e clamai aos deuses que escolhestes; que eles vos no tempo da vossa angústia.

Outro grande exemplo é em 1 Sam 8, onde as pessoas insistiam em ter um rei sobre Israel, rejeitando Deus, e que eles foram avisados ​​por Deus, que um Rei iria dominá-las, quando o povo insistiu, Deus permitiu a eles ter um rei.
Assim como Satanás tem uma meta de matar as pessoas, e um interesse em mantê-las longe árvores de Deus(Jesus Cristo), Satanás é livre para buscar seu objetivo. Tipo como: “Ah, então você quer ser o cara da árvore da morte? Ok? “
Mas aqui está o argumento: se as pessoas tivessem comido da árvore da vida, enquanto em um estado de pecaminoso, essas pessoas tornariam-se seres imortais malignos espiritualmente, seríamos semelhantes aos anjos caídos. A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal provocou uma morte espiritual que acabou resultando em uma morte física.

”E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.”Colossenses 2:15

”E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o [seu] propósito. ”Rom 8:28

Satanás ainda era capaz de aparecer diante de Deus no céu.

“Houve um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.”

Jó 1:6
“Mais uma vez houve um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor. E disse o Senhor a Satanás: “De onde você vem?” Satan respondeu ao SENHOR e disse: “Indo para lá e para cá na terra, e de andar para trás e para frente sobre ela.” Jó 2:1-2

Há talvez é um outro exemplo datado de cerca de 520 aC que mostra Satanás ainda está sendo permitido acesso no céu:

“Cale-se, toda a carne, diante do SENHOR, porque ele se levantou da sua santa morada. E ele mostrou-me Josué, o sumo sacerdote em pé diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita para se lhe opor. E disse o Senhor a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás; mesmo o Senhor que escolheu Jerusalém, te repreenda: não é este um tição tirado do fogo? “
Zacarias 2:13, 3:1-2

Satanás tecnicamente cometeu pecado do orgulho, pessoalmente cometeu uma ação de desobediência direta a Deus:

Ezequiel 28:16-17
“Pela multidão das tuas mercadorias encheram o teu interior de violência, e pecaste ; por isso te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim, do meio das pedras afogueadas. Teu coração se elevou por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; te lancei ao chão, vou colocar-te diante de reis, para que vejam a ti “.
O relato deixa claro que o orgulho fez com que Lúcifer caísse numa terrível armadilha (Is 14.13-14; Ez 28.17; cf. 1 Tm 3.6), mas nada explica como tal orgulho de perdição pode surgir no coração de uma criatura de Deus não caída e perfeita.
No entanto, não há mistério quanto ao fato de que Satanás é, totalmente e com justiça, responsável pelo seu crime. Ezequiel 28.15 afirma explicitamente que Lúcifer era perfeito desde o dia em que foi criado, “até que se achou iniqüidade em ti”. A culpabilidade moral é dele, e apenas dele. Na verdade, em toda sua extensão, a Bíblia afirma que Deus governa soberanamente o universo moral e controla todas as coisas – inclusive a maldade de homens e anjos – para que correspondam aos seus perfeitos propósitos. Mas ela também ensina que Deus não deve e não será responsabilizado por essa maldade, em qualquer sentido.
Esta profecia indica que Satanás pecou devido à “multidão de mercadoria” que ele tinha, e que logo após Satanás pecar, ​​ele foi expulso do céu “a montanha de Deus” e para a terra, juntamente com os outros rebeldes.
Se Satanás tentou Jesus a adorá-lo, imagina a gente?

“E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o SENHOR teu Deus, e só a ele servirás.Lucas 4:5-8″



Deus expulsou Satanás do céu permanentemente. Houve a primeira guerra cósmica a Guerra nos céus. Isso é detalhado em Apocalipse 12.

“E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono.E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.E houve guerra no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Apocalipse 12:1-9

A profecia fala de Satanás expulso para a Terra depois da guerra no céu. Ele também aborda como Satanás perseguiu o povo de Deus em fúria. Fala que há muita alegria quando Satanás perde seu poder, e é humilhado ao ser preso por 1000 anos no abismo, e a terra estará em paz .
Entretanto, aqui temos algumas dificuldades exegéticas. a menção da rebelião de Lúcifer aparece abruptamente num contexto que não trata, especificamente, de Satanás. Esse fato levou muitos estudiosos da Bíblia a rejeitar a idéia de que as passagens se referem a uma rebelião luciferiana e a insistir que elas focalizam exclusivamente os governantes humanos das nações pagãs às quais são dirigidas.
Apesar disso, é preferível entender que Isaías e Ezequiel propositalmente queriam levar os leitores para além dos crimes de reis humanos, guiando-os até a percepção do grande arquétipo do mal e da rebelião, o próprio Satanás. Essas passagens incluem descrições que, mesmo levando em conta a inclinação ao exagero por parte de governantes da Antiguidade, não poderiam ser atribuídas a qualquer ser humano. O emprego da primeira pessoa do singular (por exemplo: “Eu subirei…”; “exaltarei o meu trono…”; “me assentarei…”) em Isaías 14.13-14 refletiria um nível de ostentação indicativo de insanidade, caso fosse proferido por um mero ser humano, mesmo em se tratando de um dos monarcas pagãos babilônicos, que a si mesmos divinizavam. E qual rei de Tiro poderia ser descrito como “cheio de sabedoria e formosura… Perfeito… nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado…” (Ez 28.12,15)?

”Então proferirás este provérbio contra o rei de babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada! Já quebrantou o SENHOR o bastão dos ímpios e o cetro dos dominadores.Aquele que feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir.Já descansa, já está sossegada toda a terra; rompem cantando. Até as faias se alegram sobre ti, e os cedros do Líbano, dizendo: Desde que tu caíste ninguém sobe contra nós para nos cortar. O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações. Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós.Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão. Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?”Isaías 14:4-17

Esta referência a Satanás pode ser lida em paralelo como está em Apocalipse 12, “Como caíste do céu … foste cortado por terra”. A parte que diz: “Aquele que feria os povos com furor, com golpes incessantes, ele que dominava as nações com raiva”, paralelo Ap 12 novamente:

”E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem.E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.”Apocalipse 12:10-17

Satanás passará preso 1000 anos no Abismo, durante o reino milenar de Jesus, É nessa época que “toda a terra está em repouso, e tranquilo” . A passagem paralela esta é Apocalipse 20:1-4
“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.Apocalipse 20:1-4”
Satanás é lançado e encarcerado no “abismo” de 1000 anos, um lugar que também é chamado de “poço”. Isto é seguido pela liberação breve Satanás, e então Satanás será permanentemente lançados no lago de fogo.
“E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.Apocalipse 20:7-10 ”
Esta versão, em seguida, lançando no lago de fogo de Satanás, pode ser comparada ao resto do capítulo 28 de Ezequiel, falando do destino final de Satanás:

Ezequiel 28:18-19
“Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.”

E assim , em poucas palavras, é a história de Satanás , passado, presente e futuro. Hoje, Jesus Cristo já triunfou sobre a morte e o poder de Satanás.

”E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.Hebreus 2:14-15”
”Eis que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.Apocalipse 1:18
Mas é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual destruiu a morte, e trouxe vida e imortalidade à luz através do evangelho” 2 Tm 1:10

Finalmente, por causa de sua rebelião, Satanás tornou-se o arqui inimigo de Deus e de tudo o que é divino. Sua queda – bem como a dos espíritos que se uniram a ele – é irreversível; não há esperança de redenção. Satanás foi privado da comunhão com o Deus santo de forma final e irrecuperável. Para ser exato, Satanás ainda tem acesso à sala judicial do trono do Universo por causa de seu papel de acusador dos irmãos, papel este que lhe foi designado divinamente (Jó 1 e 2; Zc 3; Lc 22.31; Ap 12.10). Tal acesso, no entanto, é destituído da comunhão com Deus ou da Sua aceitação. Devido à sua traição, que foi a mais terrível na história do cosmo, Satanás e seus anjos somente podem esperar a condenação e a punição eternas (Mt 25.41)
”Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada vos fará dano algum. ” Lucas 10:19

Fonte:  apocalipse
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquise no Site por Assunto

AS 10 MAIS DO MÊS