1 de abr de 2017

A energia universal e o corpo da alma.

O aspirante deve conhecer certas leis de seus corpos, o físico e o da alma, para poder vigiar o estado de cada um deles.

De modo imperceptível para nós, a respiração passa, alternativamente, de uma das fossas nasais à outra, fechando-se por si mesma igualmente, uma ou outra. Tal fato pode ser comprovado, colocando-se um espelho debaixo do queixo. Se a direita estiver trabalhando mais do que a esquerda, ver-se-á no espelho uma mancha mais acentuada do lado direito. Ao repetir-se esta experiência, passada uma hora, ver-se-á que o lado mais ativo, então, será o esquerdo, e o espelho comprovará da mesma maneira a nova experiência.

Desta sorte, o corpo assimila os eflúvios da energia vital de ambas as categorias e a pessoa desenvolve e equilibra o fluxo potencial, liberando as proporções de hidrogênio e de oxigênio, que facilitarão a dilatação e contração dos vasos sanguíneos e linfáticos, fazendo com que todo o ser realize, satisfatoriamente, as funções que o permitirão viver e prosperar.

Certos estudos comprovam que a narina direita, no homem, absorve a energia vital positiva e a esquerda, a passiva.

Mas, na mulher, dá-se justamente o contrário: a narina direita é passiva e a esquerda, positiva.

O exercício respiratório, indicado anteriormente, na segunda lição, chama-se EQUILIBRADOR, porque o aspirante, voluntariamente, enche o corpo da alma e em seguida o corpo físico, de energia, ou melhor, satura seu organismo com as duas modalidades de Energia Vital, denominada PRANA, pelos yogues.

Pela fossa nasal direita do homem (esquerda na mulher) passa a Energia Vital que é distribuída a todos os centros vitais, constituindo o potencial positivo do ímã humano e da constante celular.

A narina direita atua no cérebro, consciente; é imanentemente solar e tende a desenvolver as características masculinas, tais como: a agressividade, o entusiasmo, o desejo sexual, o espírito empreendedor, a rebeldia à obediência, o predomínio, o orgulho, a cólera, a determinação, a temeridade etc.


É estimulante do calor vital e da atividade física. Está relacionada com a mente consciente, o movimento, o masculino e o ativo. Excitantes como o vinho, o café, a carne, o mel, tem uma acentuada influência sobre a fossa nasal direita.

Na mulher, este fluxo tem estas características na narina esquerda.

A narina esquerda no homem (a direita – na mulher) assimila a energia vital de signo passivo ou negativo.

Carrega o polo passivo do ímã humano e da constante celular, influi diretamente no subconsciente, desenvolve as características femininas, reduz o calor vital e o movimento físico, favorece o predomínio mental sobre o material, do inconsciente sobre o consciente, a moderação sobre o impulso. Inclina a pessoa à melancolia, à liberalidade, à modéstia, ao temor, à duvida, à vacilação, à tolerância, à bondade, à devoção, à compreensão, à renúncia, à ascendência da qualidade sobre a singularidade, da luz que ilumina, sobre a força que executa. Os doces, os sorvetes, as conservas, as substâncias sem vitaminas, o insípido e tudo o que provoque redução do calor vital, influem no dinamismo da fossa nasal esquerda. Na mulher influem na narina direita.

A RESPIRAÇÃO SIMULTÂNEA se faz pelas duas fossa nasais, quando respiramos por ambas e ambas estão ativas ao mesmo tempo.

Isso se dá, em condições normais do organismo, durante quatro minutos, antes de mudar o fluxo de uma narina para a outra: PORÉM, O ASPIRANTE TEM DE PROVOCAR ESTE ESTADO VOLUNTARIAMENTE EM CERTOS CASOS ESPECIAIS. Durante este fluxo, absorvem-se ambas as modalidades de energia, equilibra-se o potencial do ímã humano e da constante celular.

NO SACRO EXISTE UM FOGO CRIADOR, que foi, simbolicamente, chamado Sarça de Horeb (vide nossa obra – A Sarça de Horeb e o Mistério da Serpente). A Bíblia fala na serpente que vive na Árvore da Vida, de cujos frutos Adão comeu e se fez “UNO CONOSCO”, como declarou Deus.

Esta Serpente Ígnea, que se aloja no Plexo Sagrado, ativa a potência sexual, ao fazer descer a energia até os órgãos genitais, com os movimentos de sua cauda; já com os movimentos ondulatórios da cabeça, ela ativa e aumenta a intelectualidade e dá inspiração.

A serpente agita a energia vital em sentido ascendente ou descendente, que flui através desse centro vital, aumenta a sensibilidade de todo o ser, animando-o e impulsionando-o aos grandes esforços; desenvolve as forças potenciais e conduz o homem ou a mulher a uma emotividade incontrolável quando estes se deixam envolver pela ira, a fúria, o heroísmo e até o próprio sacrifício ao estar ativa a narina direita; leva ao rancor, ao ódio e ao sacrifício dos demais, logo após a atividade da fossa nasal esquerda.

Em algumas ocasiões distribui bênçãos ou maldições. Entretanto, o ímã humano necessita de ambas as correntes para proceder à respiração simultânea, aquela que equilibra o potencial da constante celular.

ACREDITAMOS QUE, DIANTE DO EXPOSTO, SAIBA O ASPIRANTE POR QUE INSISTIMOS NA PRÁTICA da RESPIRAÇÃO EQUILIBRADORA E DA RESPIRAÇÃO COMPLETA, EM SEGUIDA.

Conforme explicamos em nossa obra As Chaves do Reino Interno ou o Conhecimento de Si Mesmo, durante a respiração, em cada fossa nasal, o homem absorve os cinco elementos da natureza assim distribuídos:

20 minutos absorve o elemento Terra

16 minutos absorve o elemento Água

12 minutos absorve o elemento Fogo

6 minutos absorve o elemento Ar

4 minutos absorve o elemento Éter

Quer isto dizer que a criatura que possui uma respiração normal, recebe a dupla modalidade da energia vital que lhe permite conservar seu organismo em perfeito estado de saúde e desenvolve os atributos relativos a seu sexo, sentido, pensando e fazendo, a cada momento, o que deve executar, sempre equilibrando e repondo em cada absorção de ar, o Oxigênio e o Hidrogênio liberados na ulterior respiração.

Algumas pessoas são portadoras de anomalias do aparelho respiratório, o que lhes provoca distúrbios e um resultado diverso do normal.

Já demonstramos, em nossa obra As Chaves do Reino Interno que o homem aspira os átomos afins aos seus pensamentos.

Com isto se pode dizer que se o homem trabalhar subconscientemente e com perseverante esforço em respirar de acordo com as suas necessidades e as finalidades que tiver em mente, e mesmo assim não obtiver êxito desejado, será esta falta, com certeza, a alguma das seguintes causas:

1° – Devida ao Cosmo que impregna o ar de certas energias, provocadoras do desequilíbrio do potencial correspondente à capacidade da sua natureza.

2° – Devida ao estado fisiológico, que dificultará a respiração de determinada fossa nasal, fazendo com que o fluxo predomine mais em uma do que em outra e se acumule no organismo energia de determinado signo.

Entre as causas, de origem cósmica, as mais importantes são: a solar e a lunar. As energias solares fazem predominar durante o dia o fluxo positivo, isto é, o alento que passa pela narina direita, e à noite predomina o fluxo lunar negativo que passa pela fossa esquerda no homem, e direita na mulher.

As de origem fisiológicas são as causadas por um desvio do SEPTO, provocado por pólipos, catarros crônicos, vegetações adenóides, afecções do conduto nasal e o péssimo costume DE RESPIRAR PELA BOCA. Assim, sem que a pessoa se aperceba destes desvios, sente, pensa, age, não de acordo com o seu sexo ou condição em que se desenvolvem, senão como o inclina sua particular maneira de respirar.

O aspirante deve limpar suas fossas nasais com duas gotas de óleo gomenolado ou com água morna, amiudadas vezes, se se acham obstruídas, para possuir um ritmo respiratório perfeito, seguindo as leis naturais e de acordo com a sua própria natureza íntima, isto é, seu Biorritmo.

O Trabalho metódico, sem cansaço nem ansiedade, ativa, notavelmente, a respiração. Todo o esforço repercute nos pulmões, no coração e nos vasos sanguíneos (veias e artérias).

Ao fazer-se um esforço violento, levantando um peso, por exemplo, entumescem-se as veias do pescoço e da fronte e paralisa a respiração.

Os pulmões e os músculos do peito são como que o ponto de apoio de todo o esforço. HOMEM DE PEITO, diz-se vulgarmente, de um homem forte. Quando se disprende uma grande força muscular, inspira-se o ar profundamente, retém-se o alento, porque o homem sabe, por instinto, que o ar retido se faz no pulmões de amortizador ou almofada elástica que serve de apoio ao esforço empregado; porém, o ar busca saída, e não a encontrando porque a retemos, põe-se em contato com o SANGUE, QUE SE ACUMULA NAS VEIAS E AS ENTUMECE.

ESTE É O MECANISMO DA INSPIRAÇÃO RETIDA NOS EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS, ACOMPANHADOS DE GINÁSTICA.

O Trabalho muscular se interrompe quando já não mais é possível reter o alento. Porém, tanto o sangue adquiriu Energia Vital, como se depurou.

Deste fato se conclui que toda a pessoa cujo trabalho seja pesado, tem que praticar a ginástica respiratória para aumentar a capacidade torácica, pois quanto maior quantidade de ar possa alojar e reter nos pulmões, maior será sua força muscular.

(TAMBÉM O ASPIRANTE A SUPER-HOMEM, QUANTO MAIS ENERGIA VITAL POSSA ABSORVER, MAIS SE RELACIONARÁ COM OS PLANOS CÓSMICOS E A MENTE UNIVERSAL.)

Os jogos e brincadeiras da meninice, da infância e da juventude, são o meio mais eficaz de fortalecer o aparelho respiratório.

As crianças sentem, intuitivamente, a necessidade de gritar, pular, correr nos jardins e praças, porque com os gritos exercitam a inspiração e a expiração.

A ginástica respiratória diminui a obesidade no fim de poucas semanas. Todo os tratamentos para conseguir a queima do excesso de gordura são prejudiciais e inúteis. O obeso ou o propenso à obesidade pode começar com a respiração completa, 8-8-8-8, ou com a outra 8-4-8-4, cinco vezes, de hora em hora, e ir aumentando até dez, durante a primeira quinzena.

Depois fará dez vezes cada meia hora e, quando já respirar mais livremente, empreenderá a série de exercícios indicados em uma das lições anteriores.

A respiração completa, como ensinamos, tem por objeto fortalecer os pulmões mais do que os músculos, e o exercício físico que a acompanha fortalecer todo o organismo. Sem peito vigoroso e pulmões fortes, que por meio do sangue proporcionem ao músculo o oxigênio necessário para se nutrir, NÃO SERÁ POSSÍVEL FORMAR UM ORGANISMO EQUILIBRADO PARA A SUPERAÇÃO.

Pulmões e músculos têm de ser vigorosos, senão seriam inúteis no caminho da respiração.

Sempre se deve respirar pelo nariz.

Toda matéria é animada pela Energia Vital (que é de natureza espiritual). Esta energia desconhecida dá poder aos alimentos para nutrir; ao sangue para circular; às células, para trabalhar nos órgãos, cujo funcionamento determinam e do qual resulta a vida corporal.

Esta energia vital nos vem do Sol, como a Luz, o calor, a eletricidade, o magnetismo e todas as espécies de energia. Por isso, os antigos faziam do Sol o maior símbolo da Divindade, e todas as religiões hodiernas o colocam em seus altares, dando-lhe diferentes interpretações.

De passagem, diremos que todos os Salvadores do Mundo tiveram nomes que significam o Sol, como: Krishna, Mitra, Osíris, Cristo, Jesus etc. Recebemos a Energia Vital, que vem do Sol, pelos alimentos para o corpo físico, e pelo ar para o corpo da alma. Logo, a Energia Vital está no ar e não é o ar, está nos alimentos e não é alimento.

Daí nos vem a eficácia oculta da respiração, desconhecida pela maioria dos médicos e fisiologistas, para quem o único mistério da respiração consiste somente em absorver o oxigênio, quando sabemos que este gás, sem o PRANA ou Energia Vital, que vivifica o organismo, nada vale.

Logo, é indispensável que o ar esteja impregnado da Energia Vital trazida pelos raios solares.

Diz o ditado: ONDE ENTRA O SOL NÃO ENTRA O MÉDICO.

O Super-homem domina seu aparelho respiratório para absorver esta energia à vontade, conforme explicamos antes, e como ensinaremos mais adiante.

Quem quiser desenvolver seu aparelho respiratório, procederá como com qualquer outro órgão do corpo. Nada é impossível para o aspirante decidido. Basta querer obedecer aos ensinamentos, para chegar a reter o alento à vontade, aumentando ou diminuindo sua capacidade, como lhe convenha.

(PORÉM, PRECISA DEIXAR-SE GUIAR PELO INSTRUTOR E NÃO LANÇAR-SE IGNORANTEMENTE NO CAMINHO POR SI MESMO.)

É pela evolução e não pela revolução que se alcança a meta, o objetivo. Na lição seguinte, trataremos da terapêutica respiratória, entretanto, o aspirante deve praticar os exercícios até aqui indicados, para desenvolver sua caixa torácica e fortalecer seus pulmões e seu peito.


(Por Dr. Jorge Adoum – Mago Jefa)

Pesquise no Site por Assunto

Sugestões de Pesquisa

Alienígenas, Animais, Arcanjos, Astral, Auto Ajuda, Câncer, Carma, Cachorros, Cérebro, Chama Violeta, Ciência, Cientistas, Cinema, Civilização, Compras, Contato, Crenças, Curas, Engenharia, Ensino, Esoterismo, ETs, Filmes, Gatos, Governo Oculto, História, Jornais, Lar, Livros, Medicina, Médicos, Museus, Musicas, Noticias, Neolinguística, Neurologia, OVNIs, Porto Alegre, Profecias, Psicólogos, Psiquiátria, Rádios, Religiões, Revistas, Saúde, Serviços, Tempo Tesla, TV Séries, Viagem, Viagem no Tempo, Viagem Astral.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AS 10 MAIS DO MÊS

Colunistas