20 de mai de 2013

Vinagre de maçã e seus benefícios – Saúde e alimentação


Um alimento que traz vários benefícios a nossa saúde e não é muito conhecido é o vinagre de maçã Ele aumenta o metabolismo, ajuda em infecções, emagrece e ainda pode ajudar na diabetes tipo 2.

Sua utilização, além da tradicional salada, tornou-se conhecida após o Dr D.C. Jarvis divulgar em seu livro “Folk Medicine. A Vermont Doctor’s Guide to Good Health” (no Brasil, lançado com o título: “Agarre a Saúde e Não Largue Mais”), relatando como a população de Vermont utiliza com êxito o vinagre de maçã para outras finalidades, ainda pouco divulgadas.

O vinagre de maçã é uma das bases da medicina de Vermont , segundo estado norte americano com a menor população, predominantemente rural. O estado é localizado no leste americano, fazendo divisa com o Canadá. O clima é bem variado, com mudanças constantes de temperatura. Estas peculiaridades contribuíram para que os habitantes tivessem que adquirir um sistema imunológico compatível com as intempéries do clima. É interessante notar que a população utiliza o “miraculoso” vinagre para quase tudo, desde o aumento da produção de leite, até para infecções de garganta e emagrecimento.


Mas, o que é o vinagre? Basicamente uma fermentação, utilizando bactérias – a mais comum é a chamada ácido acético. Pode ser feito de uva, maçã, álcool, frutas diversas, e até de mel ou cereais como o arroz.

Este produto, tão simples e encontrado em qualquer mesa para tempero de saladas, pode ajudar na cura de muitas doenças. Para se ter uma ideia do poder do vinagre de maçã, um estudo da ADA (American Diabetes Association) concluiu que o vinagre melhora da sensibilidade à insulina de uma refeição rica em carboidratos em indivíduos com resistência à insulina ou diabetes tipo 2. O vinagre também possui características antioxidantes, combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e até previne o aparecimento de tumores cancerígenos.

O vinagre pode ser utilizado da forma mais simples, durante as refeições, temperando saladas e afins. Para fins mais específicos, seguem as dicas extraídas do livro de Jarvins:
  • Infecção de garganta: pode-se utilizar uma colher de vinagre em um copo de água morna para fazer gargarejos.
  • Para emagrecimento: duas colheres de chá de vinagre em um copo de água morna antes das refeições.
  • Dores de cabeça: vaporização com vinagre. Coloca-se em uma vasilha água com vinagre, na proporção 50% de cada e ferve-se. Quando iniciar o vapor, deve-se aspirar aproximadamente 75 vezes.
Uma das características do vinagre de maçã é o aumento do metabolismo do corpo, o que ajuda no emagrecimento e eliminação de toxinas que ingerimos com a nossa alimentação, frequentemente rica em produtos químicos. Outra característica é que, com a eliminação das toxinas do nosso corpo e o uso do vinagre, há um maior desenvolvimento de habilidades extrassensoriais.

O vinagre de maçã deve ser usado diariamente, seja em saladas ou diluído em um copo d’água. Seus benefícios vão muito além dos citados, mas o principal é como forma de prevenção de várias doenças e, no caso das que já estão instaladas no organismo, pode trazer alívio ou até a eliminação.

Referências:
Jarvis, Dr. D.C. Agarre a saúde e não largue mais – Bestseller, São Paulo 1961.
Obs: O livro de Jarvis é difícil de encontrar para a venda, sendo mais encontrado em sebos.
Para quem quer conhecer mais sobre o estado de Vermont: http://vermont.gov/portal/
Informações sobre o vinagre: http://www.anav.com.br

Compartilhe com seus amigos, imprima, copie o link, envie por e-mail.

Facebook Addthis Amazon AOL Mail Baidu Facebook Messenger Copy Link Email Gmail Google+ LinkedIn Myspace Outlook Print PrintFriendly Pinterest Twitter WhatsApp

Voltar

x

Pesquise no Site por Assunto

AS 10 MAIS DO MÊS