25 de set de 2016

Nutrientes Diários da Alimenteção


Seja você carnívoro, vegetariano, vegano, alérgico à lactose ou portador de doença celíaca, é importante saber que determinadas substâncias não podem faltar na sua dieta diária para evitar que você fique desnutrido. Portanto, para manter seu corpo e mente saudáveis, certifique-se de que sua alimentação de todos os dias supre realmente todas as suas necessidades.

Iodo

Iodo é essencial para o metabolismo porque converte substâncias em energia, atuando também no funcionamento normal da glândula tireoide. Geralmente, é encontrado nos frutos do mar e muitos vegetarianos sofrem de deficiência de iodo. Outras fontes são o sal de cozinha, o sal de mesa e laticínios enriquecidos.

Ferro

Nosso organismo necessita de ferro para produzir a hemoglobina que leva o oxigênio à corrente sanguínea. Carne vermelha e aves são ótimas fontes de ferro. Porém, se você está à procura de alternativas vegetarianas, pode obter seu ferro comendo frutas secas, espinafre, couve, feijão, grãos integrais e sementes de linhaça. Leve em conta que, quando você ingere estes alimentos com café, chá ou achocolatado, a absorção de ferro fica mais baixa porque estas substâncias contêm componentes que bloqueiam a absorção do ferro. Esta é a razão por que se aconselha aos vegetarianos que consumam fontes de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C, como laranjas, acerola, goiaba, abacaxi, morango e um pouquinho de pimenta, que ajudam na absorção do ferro pelo organismo.

Ômega 3

DHA e EPA são dois tipos de ácidos graxos ômega 3, sendo muito importantes para o desenvolvimento dos olhos e cérebro, além de manter o coração saudável e batendo. Ômega 3 é geralmente encontrado em peixes gordos como salmão e atum, mas também pode ser consumido através de fontes vegetais, como linhaça, nozes, óleo de canola, óleo de linhaça, óleo e produtos feitos de soja, bem como vegetais verdes como brócolis, rúcula, couve e espinafre.

Proteína

Todas as células do nosso corpo contêm proteína, e precisamos delas para consertar danos celulares, construir tecidos, fazer o cabelo, unhas e ossos crescerem, enfim, nos manter em pé e saudáveis. As melhores fontes de proteína estão nos ovos, na carne vermelha magra, na carne de frango e peru (sem a pele), no leite e derivados (especialmente queijo cottage), e nos frutos do mar. As fontes de proteína vegetarianas são soja (e derivados), grãos, farelo de aveia, lentilhas, feijão, grão-de-bico, nozes, castanhas, amendoim e amêndoas, entre outras.

Cálcio

O cálcio, como você provavelmente já sabe, tem grande influência na construção dos ossos e dentes (que também são ossos), bem como auxiliando os neurônios a transmitir mensagens aos nossos músculos. Peixes são excelentes fontes de cálcio, mas se você for vegetariano, pode obter este mineral essencial dos laticínios, produtos derivados de soja e enriquecidos, nozes, legumes e vegetais verdes como brócolis, couve e quiabo.

Vitamina B12

A vitamina B12 auxilia na produção dos glóbulos vermelhos e do DNA, sendo fundamental para as funções neurológicas. É encontrada naturalmente na carne, mas também é acrescentada a alimentos como leite de soja e barrinhas energéticas. Pode também ser encontrada nos ovos e em vários queijos como mozarela, cheddar e cottage.

Vitamina D

A vitamina D auxilia o corpo a absorver cálcio e é importante para a saúde dos ossos, bem como para o bom funcionamento dos sistemas nervoso, muscular e imunológico. O organismo absorve vitamina D quando nossa pele fica exposta ao sol (sem filtro solar). Porém, a vida moderna e as mudanças climáticas nem sempre permitem que façamos isso. Fontes vegetarianas de vitamina D incluem leite e leite de soja enriquecido, certos cogumelos, banana e abacate.

Zinco

O zinco é um mineral extremamente importante se você quer que seu sistema imunológico e as células do seu corpo estejam sempre em ótimas condições. Embora possa ser encontrado em abundância na carne vermelha, você também pode encontrá-lo em produtos de soja, amendoim, húmus (pasta de grão-de-bico), pinhão, nozes, amêndoas, gérmen de trigo e aveia.


As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

Fonte: tudoporemail


Addthis Amazon AOL Mail Baidu Facebook Messenger Copy Link Email Gmail Google+ Google Translate Favorites LinkedIn Myspace Outlook Pinterest Twitter WhatsApp Yahoo Mail

Imprimir

Pesquise no Site por Assunto

AS 10 MAIS DO MÊS