12 de nov de 2016

Como se Posicionar Adequadamente ao Usar o Computador.

Ao contrário da juventude de hoje, nós, que estamos em uma faixa etária mais madura, não nascemos com um celular em uma mão e um mouse na outra. Na verdade, lembramos dos antigos telefones grandes em casa, e internet estava longe de aparecer. Hoje em dia, os computadores estão em toda parte, e felizmente ao acesso de todas as faixas etárias. Porém, saber se posicionar ao usá-lo pode fazer a diferença, evitando dores e rigidez no pescoço e nos ombros, tornando as atividades mais fáceis e agradáveis.





1. Vamos começar com a luz
Para minimizar a tensão nos olhos, certifique-se de colocar o computador em uma sala com pouca iluminação, o que ajudará a evitar o brilho da tela. Caso precise trabalhar com documentos e papéis diversos junto com o computador, providencie uma lâmpada de mesa. Teste os diversos níveis de luz e veja qual o mais adequado para você.

2. A cadeira


Como você vai passar muito tempo sentado na cadeira, você deve investir em uma que seja confortável e com bom apoio nas costas. A cadeira precisa deixá-lo com espaço suficiente para que suas pernas caibam sob a mesa. Se tiver suportes laterais, certifique-se de que não vão te prejudicar, impedindo que se sente a uma distância confortável do teclado.

Invista em uma cadeira ajustável com apoio para a parte inferior das costas. Experimente algumas na loja, escolha o modelo em que se sente mais confortável.

3. Suporte para os pés
Agora que você já se certificou sobre os olhos e as costas, é hora de cuidar dos pés. Quando estiver usando o computador, os pés devem estar no chão, e confortáveis. Se não estiverem no chão, é preciso providenciar um suporte.


4. Posição do monitor


Para checar se o monitor está bem posicionado, sente-se na cadeira e afaste-se da tela, então estenda os braços. Se conseguir tocar o meio da tela, então ele está bem posicionado, tanto para os olhos quanto sua altura. Se precisar inclinar a cabeça para ver a tela, então precisa reposicionar o monitor.

Caso ainda não tenha um monitor em LCD, considere a opção de adquiri-lo. São mais leves e com maior visibilidade, e não afeta a visão como os antigos e pesados monitores.

5. Posição do teclado

Uma dica importante para pessoas mais velhas é posicionar o teclado corretamente. A posição perfeita permite uma postura natural enquanto digita. Assegure-se de que o teclado esteja na altura do cotovelo enquanto digita. Se os pulsos estiverem em posição angular quando você digita, pode ter problemas posteriores, como tendinite e síndrome do túnel carpal. Se possível, opte por um teclado ergonômico.

6. Posição do mouse


Uma das doenças de trabalho mais comuns dos últimos 20 anos é a síndrome do túnel carpal, e ocorre justamente por causa de um mouse mal posicionado. É preciso ter certeza de que ele esteja na mesma altura do teclado, e que a mão esteja em uma posição neutra.

Opte por um mouse pad com um suporte de silicone para o pulso, ou escolha um modelo de mouse que tenha aquela bolinha no meio, que requer movimentos muito mais suaves nas suas mãos.

7. Posição dos documentos
Se estiver trabalhando com documentos, vai precisar mantê-los o mais próximo possível da tela. Use um suporte para colocar o documento próximo ao computador, e isso vai amenizar a tensão colocada no pescoço quando você olha para os papéis.

8. Faça pausas
Todo mundo fica muito mais tempo do que esperava em frente ao computador. Pesquisam mostram que ficar na frente da tela por períodos prolongados pode causar problemas de saúde. O ideal é fazer um breve intervalo a cada 30-45 minutos.
Imagens 1, 2 e 9: depositphotos.com

Pesquise no Site por Assunto

AS 10 MAIS DO MÊS