15 de dez de 2016

Saúde: Olhos

Quando o assunto é falar de alimentos que melhoram a visão, todo mundo diz que as cenouras são as rainhas. Infelizmente, há um pouco de mito nisso tudo, uma vez que cenouras são realmente apenas boas para prevenir a deterioração dos olhos relacionados com o avanço da idade. Porém, por trás do mito da cenoura, há uma verdade muito importante a ser sempre fortalecida: que elas contêm vitamina A, um dos vários nutrientes considerados essenciais para a sua saúde ocular.



Imagem: Depositphotos

Andrea Thau, presidente da Associação Americana de Optometria (American Optometric Association - AOA), recomenda uma dieta rica em nutrientes para cinco tipos de problemas de visão, dente elas o glaucoma, a catarata e a degeneração macular.

Veja agora 5 nutrientes essenciais para a saúde dos seus olhos, e os alimentos que você pode encontrá-los.

Atenção: Uma dieta saudável para o coração, que contenha peixe duas vezes por semana e cinco porções diárias de frutas e vegetais, é considerada suficientemente boa para a saúde, embora Thau avise que, como todas as pessoas são diferentes e as necessidades alimentares variam de acordo com cada uma, é aconselhável discutir a sua dieta relacionada à saúde dos olhos com o seu médico ou nutricionista. Se, por exemplo, você está propenso a certas deficiências de nutrientes, talvez possa precisar de suplementos.

1. Luteína e zeaxantina


Luteína e zeaxantina são carotenoides que, nos olhos, têm propriedades antioxidantes. A Fundação de Pesquisa de Glaucoma, nos Estados Unidos, acredita que estes dois elementos são capazes de prevenir danos oculares por parar o estresse oxidativo que danifica o nervo óptico e leva a problemas como o glaucoma. Estes podem ser encontrados em folhas verde-escuras, que também são ricas em nitrato, outro nutriente que é essencial para reduzir o estresse oxidativo.

Coma os seguintes alimentos: couve-de-bruxelas, couve, abóbora, nectarina, ovos, milho, mamão, brócolis e alface-romana.

2. Ácidos graxos ômega 3


Imagem: Depositphotos

Você provavelmente já ouviu falar que o ômega 3 é ótimo para o seu coração, mas você sabia o quão importante é para a sua saúde ocular? Em particular, há dois tipos de ômega-3, o DHA e o EPA, que precisamos ter atenção. O DHA é encontrado na retina, e o EPA produz o DHA do corpo. A Associação Americana de Optometria descobriu que níveis baixos de ambos podem causar degeneração macular e problemas de visão relacionados a isso. O ômega 3 também é, de acordo com Andrea Thau, capaz de umedecer os olhos secos, por agir como um inflamatório natural.

Coma os seguintes alimentos: nozes, atum, sardinha, salmão, sementes de chia, linhaça e óleo de linhaça.


3. Vitamina A


A vitamina A é a razão pela qual todos nós lembramos que as cenouras são as mais populares no que tange aos benefícios à visão. Assim como a luteína e a zeaxantina, a vitamina A é um nutriente antioxidante que trabalha contra os danos causados na visão por estresse oxidativo.

Coma os seguintes alimentos: fígado de vaca grelhado, batata-doce, ovo cozido, manga, espinafre, pimentas vermelhas cruas, ricota, damascos, melão e cenouras.

4. Vitamina C


Surpreendentemente, a maioria das células do nosso corpo requerem as poderosas qualidades antioxidantes da vitamina C para se proteger de diversos danos, como os causados pelos radicais livres. A pesquisa da Associação Americana de Optometria sugere que, ao obter a quantidade diária recomendada de vitamina C, você está diminuindo substancialmente o risco do surgimento de cataratas. Por isso, é sempre uma boa ideia ter uma laranja por perto, ou outras frutas ricas em vitamina C!

Coma os seguintes alimentos: morango, acerola, laranja, limão, caju, toranja, pimentão amarelo cru e kiwi.

5. Vitamina E


Imagem: Depositphotos

A vitamina E é provavelmente a menos compreendida de todas as vitaminas. No entanto, é muito importante. O trio formado pelas vitaminas A e C, E é um poderoso antioxidante que cerca de 70% das pessoas (principalmente acima dos 30 anos) não estão ingerindo o suficiente. Andrea Thau diz que a pesquisa realizada por eles a convenceu de que a vitamina E combate os radicais livres que danificam o tecido saudável. Isso significa que a vitamina E pode ser útil na prevenção de catarata e degeneração macular.

Coma os seguintes alimentos: iogurte, amêndoa, avelã, couve, mamão, carne vermelha, grão-de-bico, castanha-do-pará, ostras e costeletas de porco.

Foto de capa: Depositphotos

x

Pesquise no Site por Assunto

AS 10 MAIS DO MÊS