29 de jul de 2017

Saúde: O Abacaxi

O abacaxi é uma fruta tropical saborosa, que vem sido consumida durante séculos, não só pelo seu sabor único, mas também pelos seus milagrosos benefícios à saúde. Essa fruta é rica em potássio, manganês, cobre, cálcio, magnésio, vitamina C, tiamina, betacaroteno, B6 e ácido fólico, além de ser rica em fibras, tornando-se um dos melhores alimentos da Mãe Natureza.

1. Tratamento de artrite
Os abacaxis contêm uma enzima proteolítica rara, conhecida como bromelina, que tem como principal tarefa destruir proteínas complexas, além de possuir alguns efeitos anti-inflamatórios significantes, e tem sido conhecido por reduzir os sinais e sintomas da artrite em muitos pacientes.

2. Melhora a imunidade

Uma porção de abacaxi contém mais de 130% da dose diária de vitamina C recomendado por médicos e nutricionistas, e por isso é uma das mais ricas fontes naturais desta vitamina, que ajuda a reduzir doenças e fortelece a imunidade, pois estimula as células brancas do sangue. Também age como um poderoso antioxidante que protege o organismo dos radicais livres, que podem danificar diversos órgãos e células, inclusive aumentando os riscos de câncer. Portanto, inclua mais vitamina C na sua vida consumindo mais abacaxis.


​3. Torna células e tecidos mais saudáveis

Um benefício da vitamina C que muitos se esquecem é seu papel essencial na criação de colágeno. É por isso que é uma vitamina de cura, pois o colágeno é a base proteica essencial das paredes dos vasos sanguíneos, órgãos, pele e ossos. Um alto teor de vitamina C ajuda a curar feridas rapidamente e protege contra doenças e infecções.

4. Previne o câncer


Além da vitamina C, o abacaxi também é rico em outros antioxidantes anticancerígenos, tais como vitamina A, bromelina, betacaroteno, vários compostos de flavonoides e altos níveis de manganês, que é um importante cofator de superóxido dismutase, e essencial na eliminação de radicais livres, que têm sido conhecidos por causar câncer. Os abacaxis podem ajudar a prevenir câncer de boca, mama e garganta.

5. Facilita a digestão

Assim como a maioria das frutas, os abacaxis são uma ótima fonte de fibra, mas se tornam ainda mais valiosos porque contêm fibra solúvel e insolúvel. Isso significa que comer uma boa quantidade de abacaxi pode ajudar a protegê-lo de condições de saúde, tais como constipação, diarreia, coagulação do sangue, síndrome do intestino irritável, pressão arterial elevada e aterosclerose. A fibra ajuda a aumentar o volume de fezes, o que promove a passagem de alimentos através do trato digestivo a uma taxa normal, e também estimula a liberação dos ácidos necessários para dissolver os alimentos. Além disso, ajuda a lidar com intestino preguiçoso e diarreia. A fibra também ajuda a retirar o excesso de colesterol dos vasos sanguíneos, aumentando, assim, a saúde cardiovascular.

6. Previne gripes e resfriados

A enzima bromelina também ajuda a reduzir a formação de mucosas nas vias respiratórias e nas cavidades nasais. Portanto, além de evitar que você contraia doenças que geram catarro e acúmulo de muco, o abacaxi também ajudará a eliminá-los, caso você já tenha contraído uma doença ou infecção.

7. Promove a saúde bucal


Além dos antioxidantes que protegem contra o câncer bucal, os abacaxis também possuem propriedades adstringentes, que fortalecem as gengivas, evitando a queda dos dentes. Os agentes adstringentes ajudam a fortalecer os tecidos e o corpo, a fim de evitar que condições como perda de dente ocorram.

8. Fortalece os ossos

Apesar de o abacaxi não ser muito famoso por conter uma poderosa fonte de cálcio – o que associamos diretamente a ossos fortes – ele possui uma quantidade impressionante de manganês, que é outro mineral que ajuda a fortalecer os ossos. O manganês é o mineral mais proeminente no abacaxi, e uma única porção desta fruta pode fornecer mais de 70% de suas necessidades diárias.

9. Melhora a saúde dos olhos

A visão é um dos sentidos mais importantes do corpo humano, e os abacaxis estão diretamente ligados à melhora da saúde dos olhos, além da prevenção de doenças relacionadas à idade que podem ocorrer. A degeneração macular afeta muitos idosos, e o betacaroteno pode ajudar a retardar esse problema de visão.

10. Regula a pressão sanguínea

Os abacaxis são ricos em potássio, que é um dos minerais mais importantes no corpo humano, pois funciona como um vasodilatador, o que significa que facilita a tensão dos vasos sanguíneos e aumenta a circulação para várias partes do corpo. Quando seus vasos sanguíneos estão relaxados, sua pressão arterial é reduzida e o fluxo de sangue é menos restrito. Isso ajudará a evitar a formação de coágulos e placas, diminuindo o risco de ataques cardíacos e derrames.



Conteúdo: organicfacts | Imagens: depositphotos

Pesquise no Site por Assunto

AS 10 MAIS DO MÊS